quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

"Um Estudo em Vermelho" Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle, Recorte 5

"Veja, eu considero que o cérebro de um homem é, originalmente, como um sótão vazio, sendo necessário armazenar nele os objetos que escolhemos. Um tolo entope seu sótão como todo o tipo de bobagem que encontra. Assim, o conhecimento que realmente pode lhe ser útil fica preso ou, na melhor das hipóteses, fica embolado com outras coisas, de modo que é difícil acessá-lo. Agora, o homem habilidoso tem muito cuidado com o que coloca em seu sótão cerebral. Ele não armazena a não ser as ferramentas úteis ao seu trabalho, que são em grande número e estão perfeitamente organizadas. É um erro pensar que esta pequena sala tem paredes elásticas e pode se estender indefinidamente. Assim, chega o momento em que, para de adicionar qualquer conhecimento novo, deve-se esquecer algo que já se saiba. É da maior importância, portanto, não ter fatos inúteis atravancando aqueles que são úteis."

Watson diz: "Mas o sistema solar!..."

Holmes interrompe: "Que importância ele tem pra mim? Você disse que viajamos em redor do Sol. Se fosse em volta da Lua, isso não faria a menor diferença para mim ou para o meu trabalho."


Pg27

4 comentários:

  1. Olá!
    Vim xeretar seu blog.Gosto de ler textos difíceis rssss.
    E peço permissão para seguir seu blog.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  2. Peguei alguns livros da minha avó, e entre eles estavam vários do Sherlock Holmes, vou ler, esse trecho que você postou me fez ficar com mais vontade ainda.
    beijos
    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir